Fernando Correia quer dar uma projeção internacional à Mata do Buçaco. O biólogo e ilustrador da Universidade de Aveiro tomou posse como presidente da Fundação Mata do Buçaco. “É um desafio que vai exigir muito de mim, de todos nós. Pretendo dar continuidade ao trabalho realizado pelo meu antecessor, aos projetos em curso, mas evoluir ainda mais. Dar uma projeção internacional à Mata do Buçaco é um dos objetivos”, salientou o novo presidente, no final da cerimónia.
Recorde-se que Fernando Correia foi convidado pelo presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, para assumir a presidência da FMB. Uma proposta aprovada, por unanimidade, na passada reunião de câmara de 16 de dezembro.
“A Mata Nacional do Buçaco é o maior museu vivo de Portugal. É também o museu ao ar livre mais antigo de que temos conhecimento”, afirmou Fernando Correia no seu discurso de tomada de posse, que se centrou, sobretudo, nas valências da mata nacional e na importância de dar a conhecer este espaço florestal ao mundo.
“Temos de valorizar ainda mais este património e divulgá-lo fora de portas. É importante dar projeção internacional à Mata Nacional do Buçaco”, avançou o novo presidente da FMB.
Confrontado com o que espera do Governo, Fernando Correia disse apenas que pretende um “apoio eficaz”. “Esperamos que o apoio não seja apenas simbólico, mas sim eficaz, capaz de suprir algumas das principais dificuldades da Mata Nacional do Buçaco”, salientou, recordando que “o espaço tem vários problemas que têm de ser resolvidos, várias lacunas” e que se trata de um património estatal. “Há muito trabalho pela frente. É um desafio muito exigente, não só para mim, mas para todos nós”, concluiu, dirigindo-se à plateia.
A apresentação do novo presidente da FMB foi feita pelo presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro. “O professor Fernando Correia é sobejamente conhecido nos meios universitários e um apaixonado pela Mata Nacional do Buçaco. Tem reconhecimento científico, vários livros escritos, prémios nacionais e internacionais. É, sem dúvida, a melhor escolha”, avançou o presidente da Câmara, congratulando-se pelo facto do professor ter aceitado o convite da autarquia.
“Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para ajudar o novo presidente da FMB”, garantiu Rui Marqueiro, concluindo: “Desejo-lhe as maiores felicidades, sendo certo que lhe arranjei uma grande dor de cabeça”. |