A Adra conclui, este ano, o processo de convergência tarifária nos 10 municípios servidos pela empresa Águas da Região de Aveiro. Tirando os municípios de Ovar, Aveiro e Albergaria-a-Velha, cujo processo de convergência já tinha sido finalizado em 2013, a atualização tarifária para 2014, considerando o consumo médio mensal de 7m3 (7000 litros), variará entre os 86 cêntimos mensais em Estarreja e os 3,13 euros em Vagos concluindo dessa forma o ajustamento de preços. São valores que incluem as tarifas variáveis e fixas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais.
Em declarações à Lusa, o presidente da AdRA, Fernandes Thomaz, disse que a uniformização de tarifas em todos os concelhos vai trazer mais justiça.
"Havia munícipes que estavam pelo mesmo serviço a subsidiar outros munícipes, nomeadamente aqueles que já tinham as suas tarifas sustentáveis", explicou o mesmo responsável.
Segundo Fernandes Thomaz, a AdRA tem um tarifário sustentável, que garante que a empresa possa ter meios financeiros para prosseguir com o esforço de investimento na expansão da rede e na manutenção, renovação e reabilitação de infraestruturas.
"Neste momento, temos mais de 50 milhões de euros de obra no terreno, em praticamente todos os municípios", referiu o presidente da AdRA.
Este ano, de acordo com o mesmo responsável, a empresa investiu mais de 15 milhões de euros na expansão da rede e, no próximo ano, prevê investir 28 milhões de euros.
Fernandes Thomaz salienta ainda que nos primeiros cinco anos da empresa conseguiram atingir todos os objetivos do projeto, acrescentando que a AdRA vai entrar em 2014 com um novo desafio que é fazer uma revisão do plano de negócios, em colaboração com os municípios.
A AdRA surgiu na sequência do primeiro contrato de parceria pública, em Portugal, para a gestão integrada dos serviços de abastecimento de água para o consumo público e de saneamento de águas residuais urbanas, celebrado entre o Estado português, através da Águas de Portugal, e dez municípios do distrito de Aveiro. |