Crianças dos 6 aos 12 anos são convidadas para uma visita à Casa Museu Egas Moniz. A iniciativa “Era uma Vez… na Casa-Museu Egas Moniz” tem duas sessões, às 10h30 e 12h30, como viagem ao mundo das vivências de infância de Egas Moniz na Quinta do Marinheiro, em Avanca.
Será contada uma história onde serão evidenciadas as facetas e personalidade do génio galardoado com o Prémio Nobel da Medicina em 1949, único em Portugal, e aspetos da sua meninice que viriam a ser marcantes na idade adulta.
No livro “A Nossa Casa”, publicado em 1950, Egas Moniz narra a sua infância em torno da Casa do Marinheiro, “donde a família provém. Ali todos se juntavam em dias festivos; templo de confraternização, amizade e harmonia em que sempre viveu a minha gente”. Nessa casa nasceram os seus antepassados e nela nasceu o Professor Egas Moniz. Este é o ponto de partida para a encenação.
Neurologista, investigador, professor e escritor, Egas Moniz é uma figura incontornável da Ciência, ainda hoje considerado o precursor das modernas técnicas da imagiologia cerebral e da psicocirurgia, ao conceber a angiologia cerebral e a leucotomia pré-frontal. |