Gonçalo M. Tavares apresenta na Universidade de Aveiro a obra "Atlas do Corpo e da Imaginação". É o mais recente livro do escritor que viveu a sua infância em Aveiro.
Este evento tem colaboração da Associação Académica da Universidade de Aveiro e será apresentado por Idália Sá-Chaves, professora aposentada do Departamento de Educação e co-apresentação de Pedro Corga, doutorando em Estudos Culturais na UA.
Atlas do Corpo e da Imaginação, de Gonçalo M. Tavares, atravessa a literatura, o pensamento e as artes, passando pela imagem e por temas como os da identidade, tecnologia; morte e ligações amorosas; cidade, racionalidade e loucura, alimentação e desejo, entre outros.
É um livro que oferece várias narrativas, a ensaística, a ficcional, a imagética, da linguagem e da técnica, do pensamento e da escrita, passando por muitos dos lugares e preocupações da sua própria literatura, mas também da cultura contemporânea.
Neste Atlas do Corpo e da Imaginação, Gonçalo M. Tavares revisita ainda a obra de alguns dos mais importantes pensadores contemporâneos, partindo de Bachelard e Wittgenstein, passando depois por Foucault, Hannah Arendt, Roland Barthes, mas também por escritores como Vergílio Ferreira, Llansol ou Lispector, entre muitos outros.
Gonçalo M. Tavares nasceu em 1970, em Luanda. Passou a sua infância em Aveiro. Publicou a sua primeira obra em dezembro de 2001. Editou romances, contos, ensaio, poesia e teatro.
Estão em curso cerca de 250 traduções em trinta línguas, com edição em quarenta e seis países.
Em Portugal recebeu vários prémios, entre os quais o Prémio José Saramago 2005 e o Prémio LER/Millennium BCP 2004, com o romance Jerusalém; o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores "Camilo Castelo Branco" com Água, Cão, Cavalo, Cabeça.
Prémios internacionais: Prémio Portugal Telecom 2007 (Brasil); Prémio Internazionale Trieste 2008 (Itália); Prémio Belgrado Poesia 2009 (Sérvia); Nomeado para o Prix Cévennes 2009 - Prémio para o melhor romance europeu (França), entre muitos outros.
A sessão de apresentação decorre a partir das 19h no Auditório da Livraria da Universidade de Aveiro. |