A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro continua a dizer que está preparada para assumir as competências e os meios necessários para a gestão da Ria de Aveiro, “por contratualização com o Governo, nos termos do definido na Lei da Água, assumindo a gestão do Polis Litoral Ria de Aveiro, e iniciando-se um renovado ciclo de dinamização e investimento na Ria”.
Diz que recentemente foi confrontada com a incapacidade da Agência Portuguesa do Ambiente em assumir a realização de duas intervenções de reparação nas margens arrombadas no montante de 220 mil euros.
Foi mais uma oportunidade para “manifestar publicamente e junto do Governo a disponibilidade para assumir a execução das intervenções de reparação dos rombos no Rio Vouga, contratualizando uma política integrada de gestão da Ria de Aveiro, nas quais seriam agregadas a gestão das intervenções realizadas pelo Polis Litoral Ria de Aveiro e a gestão do Baixo-Vouga Lagunar, com disponibilização de Fundos Comunitários e fontes de financiamento que permitissem assegurar o cumprimento das competências assumidas”. |