Naquela que é considerada como os “Óscares Verdes”, a única competição mundial para as comunidades locais que se centram na gestão ambiental e criação de comunidades habitáveis, Águeda - único finalista português – afirmou-se no evento apoiado pelas Nações Unidas e que juntou representantes de mais de 60 comunidades finalistas do mundo inteiro, num total de cerca de 600 participantes.
Gil Nadais enaltece os prémios recebidos e a oportunidade de afirmar Águeda e os aguedenses perante a comunidade internacional, referindo que “estes são o reconhecimento do trabalho realizado para promover o desenvolvimento harmonioso e sustentável entre sociedade, economia e natureza. São ainda um estímulo para continuar a fazer mais e melhor por Águeda”.
O município aguedense apresentou a candidatura durante o primeiro semestre de 2013, tendo chegado às finais após uma selecção prévia de todas as candidaturas. O evento, que decorreu entre 28 de Novembro e 2 de Dezembro, contou com a participação de Gil Nadais (presidente da edilidade), que defendeu os projectos de Águeda ao longo de quatro dias de avaliação, perante um painel de especialistas de renome mundial no campo da gestão municipal e ambiental, e representantes das Nações Unidas.
|