A Universidade de Aveiro inicia a celebração dos 40 anos de vida da instituição com a inauguração das novas instalações da Escola Superior Aveiro Norte, em Oliveira de Azeméis.
O complexo construído no parque do Cercal, a inaugurar esta segunda-feira, é anunciado pela Câmara de Oliveira de Azeméis como o primeiro imóvel público português de alta eficiência energética.
A componente geotérmica rentabiliza a energia térmica do solo para regular a temperatura interior do edifício e mantê-la constante. O que permite poupanças nos consumos e manutenção.
As instalações que albergam a Escola Superior Aveiro Norte destacam-se ainda pelos traços arquitetónicos invulgares, com uma estrutura em ponte inovadora e inventiva.
O parque do Cercal – Campus para a Inovação, Competitividade e Empreendedorismo Qualificado foi construído na Quinta do Comandante. Uma área coberta de 2.700 metros quadrados para laboratórios, oficinas, auditório e vários espaços de formação e reunião.
O investimento atingiu os cinco milhões de euros, comparticipados em 85% por fundos comunitários e no restante apenas pela autarquia que acredita não só consolidar a presença do ensino politécnico como ver aumentadas as vagas e oferta formativa limitada atualmente a uma licenciatura em Tecnologia e Design de Produto e sete cursos de especialização tecnológica.
O novo edifício deverá receber os cerca de 200 estudantes e três dezenas professores e técnicos em Fevereiro próximo. |