Luís Soares apresenta, esta quinta-feira, a candidatura “Atreve-te a Mudar” às eleições para a presidência da Associação Académica da Universidade de Aveiro. O líder da Lista “A” é natural de Cinfães, distrito de Viseu, e aluno da Licenciatura em Gestão Comercial na ESTGA onde exerce as funções de coordenador do Núcleo de Estudantes. É também presidente do Conselho de Núcleos da AAUAv, representante das Associações Juvenis do concelho de Águeda na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e representante das Associações de Estudantes do Concelho de Águeda no Conselho Municipal de Juventude.
O candidato assume que o trabalho desenvolvido no Núcleo de Estudantes é “inspirador” e promove a “confiança dos estudantes” uma vez que representa “obra feita”. “Tal como o momento exige, esta candidatura é construída com responsabilidade e maturidade, assente numa liderança forte, capaz de projetar a instituição no futuro”, explica Luís Soares, líder da candidatura.
Define como prioridades da candidatura a “defesa de um sistema de ação social cada vez mais justo e abrangente, indo de encontro à difícil realidade social vivida no nosso país”, bem como, o envolvimento constante na “construção de um modelo de Ensino inovador e multidisciplinar na UA”.
“Esta candidatura resulta da vontade de Mudar aquilo que tem sido a AAUAv nos últimos anos, pretendendo devolver a confiança dos Estudantes na instituição e em quem os representa”, refere Luís Soares.
Luís Soares promete “mudança” na orgânica da direção da AAUAv, “aposta estratégica” no desporto, reforço dos Núcleos com a “capacitação dos seus dirigentes e membros”, aproximar a Cidade da Universidade como partes integrantes de uma só comunidade e aposta na Gestão de Recursos e Serviços.
O movimento candidato aos Órgãos Sociais da AAUAv orgulha-se do que considera “proeza histórica” de ver “representadas todas as Unidades Orgânicas que compõem a UA, na sua lista candidata”.
A candidatura defende, ainda, a implementação do Orçamento Participativo, destinando uma verba de 1% do orçamento global a projetos que os Estudantes pretendam concretizar em prol da sua academia e da cidade que os acolhe.
Defende ainda como pilares a “competência e o rigor financeiro” em prol da “retoma financeira da instituição e da recuperação da credibilidade junto de entidades e parceiros externos, apostando na elaboração e implementação de um Orçamento Competitivo, que permitirá à estrutura realizar as atividades a que se propõe e ajustá-las à dimensão do financiamento que consegue captar”.
As eleições estão marcadas para dia 17 de dezembro e a candidatura apresenta-se esta quinta, às 18h, em sessão no auditório Dr. Joaquim Silva do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro. |