O Plano de Ação de projeto “Ovar Mais Inclusivo” contempla quatro ações como forma de garantir uma intervenção mais inclusiva na sociedade vareira. “Emprego, Formação e Empreendedorismo”; “Espaço entre Famílias”; “Espaço Nós” e “Espaço Net” são os grandes eixos desta intervenção.
A criação de um Gabinete Itinerante de Apoio à Empregabilidade vai desenvolver ações no âmbito do Empreendedorismo Jovem (para alunos do 8º ao 12º ano); o Espaço entre Famílias vai trabalhar no âmbito da capacitação pessoal, social e parental, dinamizar sessões de mediação familiar e terapia familiar, realizar consultas de pedopsiquiatria e psiquiatria, e realizar acompanhamento familiar especializado; o Espaço Nós pretende desenvolver e qualificar a Rede Local de Voluntariado, a capacitação institucional e pretende realizar no final do projeto uma Mostra Social Concelhia e o Espaço Net tem por objetivo a dinamização de diversas atividades recorrendo às novas tecnologias da Informação e Comunicação junto de vários públicos.
O contrato deste projeto foi assinado ontem entre autarquia, Fundação Padre Manuel Pereira Pinho e Irmã (Válega) e Instituto da Segurança Social. Este projeto, a realizar entre 2013 e 2015, conta com um orçamento superior a 300 mil euros, financiado maioritariamente pelo Programa Operacional Potencial Humano, no âmbito do QREN 2007/2013.
O presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, explica que “este é um projeto social da máxima relevância para o concelho de Ovar, porque vai desenvolver ações de promoção da empregabilidade, qualificação e formação, incrementar a capacitação pessoal, social e parental dos agregados familiares do concelho, desenvolver a Rede Local de Voluntariado, entre outras. Pretende-se, na essência, promover a inclusão social no nosso território, potenciando qualidade de vida para todos os munícipes”. |