O secretário de Estado do Desenvolvimento Regional defendeu esta sexta-feira, em Ílhavo, que o País deve ser capaz de “manter o equilíbrio entre ter um pé no travão da despesa pública e outro no acelerador do crescimento”. Castro Almeida falava na assembleia distrital do PSD/Aveiro, que teve lugar no Museu Marítimo de Ílhavo, dissertando sobre o próximo quadro comunitário de apoio.
O secretário de Estado, que terá a seu cargo a gestão dos fundos comunitários, traçou a receita do novo quadro. “Boas empresas, que paguem bons salários, para que tenhamos dinheiro no bolso. É a falta desse dinheiro no bolso, e não as infraestruturas, que nos distingue dos países do norte e do centro da Europa”. Castro Almeida insistiu que o foco do “Portugal 2020” será dirigido “à criação de emprego e de riqueza, combatendo as assimetrias regionais”.
Castro Almeida definiu o “Portugal 2020” como “uma oportunidade de deixarmos de falar em recessão, crise, impostos ou défice, para passarmos a tratar de oportunidade, investimento, emprego, esperança ou futuro”.
Na mesma sessão, o líder do Grupo Parlamentar do PSD analisou o Orçamento de Estado para 2014. Luís Montenegro notou a diferença substancial entre o que fez o último governo do PS em igual período ao que o PSD já leva de governação. “Apesar das dificuldades sentidas, o Governo de hoje não vai pedir a demissão, porque vai revelar capacidade de resistência e de persistência”.
“O Pais não vive tempos fáceis, mas um país que nestas circunstâncias tem um governo que não vacila e enfrenta as dificuldades, ao contrário do anterior, que lhe virou as costas, deve valorizar o que tem”- sublinhou Luís Montenegro, lembrando que, “dois anos depois, estamos a inverter o caminho, com dois trimestres consecutivos a crescer, depois de 10 iguais períodos sem crescimento”.
Luís Montenegro deu conta de que “o desemprego decresceu pelo nono mês consecutivo” e que “há mais de 14 anos o desemprego não registava uma descida em termos homólogos, como o verificado entre outubro de 2012 e outubro de 2013”.
Na abertura da assembleia, o presidente da Distrital do PSD fez um rescaldo das recentes eleições autárquicas, dizendo-se “orgulhoso” pelos resultados obtidos e prometendo dar “apoio aos autarcas eleitos, sobretudo na área da formação”. “Queremos, por nossa ação, entregar um melhor país aos nossos filhos e aos nossos netos”, referiu Ulisses Pereira. |