Japão e Singapura são os novos mercados para promoção dos Vinhos de Portugal. O plano de promoção conjunta da ViniPortugal e das entidades certificadoras foi divulgado esta quinta-feira numa sessão do Fórum Vinhos de Portugal, em Anadia.
O Plano esteve focado até aqui em 10 mercados estratégicos. No decorrer dos trabalhos foram ainda expostas as oportunidades concorrenciais para os vinhos portugueses em mercados não tradicionais, como Marrocos, Colômbia, Rússia, entre outros.
Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal salienta que “Portugal têm-se especializado num relativo número de mercados mas existem outros mercados em África, onde existe procura e consumo de vinhos com qualidade ou na Ásia, onde há mercados com potencial interessante”.
Destacou o exemplo do Japão “com mais de 16.000 escanções, especialistas que têm conhecimento sobre o vinho e conhecem a história de Portugal, mas onde o vinho português está ainda sub-representado.”
A promoção continuará estratificada em “Marca País”, “Região” e “Marca Privada”, devendo permanecer a promoção Vinhos de Portugal “concentrada nos 10 mercados estratégicos das exportações dos Vinhos de Portugal e nos dois novos mercados, mais distantes e por isso menos fáceis de trabalhar”. |