A Câmara de Ovar inicia hoje um ciclo de atividades de homenagem póstuma ao cineasta Paulo Rocha, considerado um dos fundadores do movimento do Novo Cinema em Portugal. Esta homenagem integra uma palestra, no âmbito do 50º Aniversário da estreia do filme “Os Verdes Anos”, proferida por Regina Guimarães (poetisa, cineasta, dramaturga, letrista e amiga pessoal de Paulo Rocha), que apresentará o homem e o cineasta.
Esta iniciativa contempla ainda a exibição dos principais filmes da obra do cineasta, no Cine Paraíso, no Dolce Vita Ovar.
Para o presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, “esta é uma homenagem indispensável no Município de Ovar, quer pelo legado cinematográfico, quer pelas ligações familiares e profissionais de Paulo Rocha ao nosso concelho”, adiantando ainda que “Paulo Rocha foi já galardoado pela Câmara Municipal, com a Medalha de Ouro do Município de Ovar, em 1994 e, esta homenagem póstuma pretende promover a vida e a obra deste excecional cineasta, divulgando-a junto dos mais jovens e de todos os amantes da sétima arte, perpetuando a sua memória”.
Esta é uma iniciativa da autarquia vareira em parceria com o Dolce Vita Ovar, a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e com o apoio do Grupo de Bandolins de Esmoriz.
No arranque, esta quinta, há 4 sessões com exibição do filme “Os verdes anos”. Amanhã, sexta, é dia do 50º aniversário da estreia do filme “Os Verdes Anos”. |