A empresa Algaplus, destinada à produção e comercialização de algas, é a primeira a instalar-se na incubadora de empresas de Ílhavo, pensada para dar apoio ao lançamento de novas unidades. Rui Pereira, sócio fundador da Alga Plus, fundada em 2011 e que começou a produzir em Maio de 2012, realça a importância de garantir apoio em questões como a gestão.
“Temos a vantagem de ao transferirmos serviços administrativos estarmos a dois minutos da área de produção. E procuramos criar interação com outras empresas quando se instalarem. E como qualquer start-up beneficiar do apoio incluído no pacote do apoio à gestão. A incubadora da UA já está a dar apoio em termos de formação em gestão. Somos biólogos de formação e a vinda para aqui dá a valência ao nível da gestão. Por tudo isto fazia sentido concorrer para estar aqui”.
O contrato de pré incubação com a Algaplus, Produção e Comercialização de algas e seus derivados, surge no âmbito dos objetivos previstos no Plano Municipal de Incentivo ao Empreendedorismo.
A empresa produz e comercializa macroalgas e derivados em sistema de aquacultura sendo uma produção pioneira na Europa. Pela diversidade de compostos, uma vez que as algas possuem valor nutricional e propriedades antioxidantes, antivirais e anticancerígenas, esta é uma produção com interesse para a indústria alimentar, cosmética e farmacêutica. |