Cinema no Teatro Aveirense com duas obras. Em exibição o mais recente filme de Margarethe von Trotta, “Hannah Arendt”, e “Desta água” de Luís Diogo.
Hannah Arendt” é um drama biográfico protagonizada por Barbara Sukowa sob realização de Margarethe von Trotta. O filme aborda a filosofa política alemã sob o olhar de Hannah Arendt, uma mulher de origem judaica. Na trama a personagem refugia-se nos Estados Unidos, vinda de um campo de concentração francês, onde faz a cobertura do julgamento de Adolf Eichmann para a publicação The New Yorker. Os seus artigos são alvo de crítica e agitação pois desvendam pormenores sobre a máquina nazi e também sobre a envolvência de judeus na matança dos seus iguais.
A película conquistou vários prémios entre eles o de Melhor Atriz e Melhor Filme Alemão e o principal prémio do SEMINCI de Valladolid.
A realizadora, Margarethe von Trotta, estudou Belas Artes em Paris e frequentou a escola de dramaturgia de Munique tendo trabalhado como atriz nos anos seguintes no Teatro de Stuttgart. Sendo uma das realizadoras mais importantes da Alemanha e um nome fundamental do chamado “Novo cinema alemão”, é uma das mais marcantes cineastas feministas do mundo.
“Desta água...” é um filme de Luís Diogo que aborda a queda humana para cometer erros que juramos nunca vir a cometer. A obra realizada em 2010 é uma produção Filmógrafo, Cine-Clube de Avanca em parceria com o Cine-Clube de Válega.
O realizador é, atualmente, professor de Educação Visual e Tecnológica com formação em Cine-Video e Guionismo pela Escola Superior Artística do Porto. Este é o seu primeiro filme de autor, embora tenha participado como argumentista na produção de várias curtas e longas metragens portuguesas. “Desta água...” esteve em exibição em vários festivais tendo ganho o prémio de melhor filme no “Videograndprix” do Liechenstein. |