A exposição “Bebés quase de verdade”leva a Sever do Vouga a técnica do “reborn”, uma arte que consiste em transformar bonecos de vinil em bebés quase reais. A mostra é inaugurada, este sábado, na Biblioteca Municipal.
Esta é apenas a terceira vez que Paula Lobato de Faria expõe em Portugal, uma vez que a autora participa em mostras essencialmente no estrangeiro. É uma das poucas artistas portuguesas que se dedica à técnica do “reborn”, arte que consiste em transformar bonecos de vinil em bebés quase reais.
A arte “reborn” teve a sua origem por altura do pós-guerra, momento em que as famílias, devido às dificuldades económicas, começaram a reciclar e a transformar brinquedos antigos - quer através da sua pintura quer do seu enchimento ou da junção de peças - em bonecos novos, fazendo-os renascer (reborn). Esta técnica tem sido de tal modo aperfeiçoada ao longo dos tempos que, atualmente, os bonecos assemelham-se bastante à realidade.
A exposição “Bebés quase de verdade” é inaugurada pelas 17 horas de sábado com a presença da artista. A mostra ficará patente na Biblioteca Municipal de Sever do Vouga até final do ano e a entrada é livre. |