Águeda pretende aderir ao grupo de “smart cities” e esteve no mais recente encontro de cidades portuguesas e espanholas que reforçam a colaboração “Smart”. Um total de 25 cidades portuguesas e 47 cidades espanholas estão agora mais próximas para o desenvolvimento de projetos integrados e a partilha de experiências.
A RENER (rede portuguesa), gerida pela INTELI, e a RECI (rede espanhola) acordaram ontem dar início a reuniões de trabalho setoriais, com o objetivo de posicionar as respetivas cidades em vantagem na grelha de partida para o acesso aos fundos europeus.
O Congresso Mundial de Smart Cities, em Barcelona, foi o palco escolhido para a realização da reunião da Junta Diretiva da RECI com representantes da rede RENER. Da parte portuguesa marcaram presença Porto, Coimbra, Torres Vedras, Cascais e Santarém.
O presidente da Câmara de Águeda, Gil Nadais, participou neste primeiro encontro luso-espanhol, ainda que a título de observador. O autarca integra um novo grupo de cidades portuguesas que querem aderir à RENER. Também do lado espanhol foram ontem aprovadas as entradas de mais oito cidades.
Esta “movida” em torno de um novo paradigma de desenvolvimento das cidades está a mobilizar políticos, empresas e universidades. |