Mesmo com os termómetros a rondarem os cinco graus, mais de uma centena de adeptos juntaram-se na Portela para ovacionar uma já desfalcada selecção portuguesa, que aterrou em Lisboa pouco depois das cinco da manhã e já sem grande parte dos jogadores que atuam no estrangeiro, incluindo Cristiano Ronaldo, que terá ido directamente para Madrid.
Com a ausência do capitão da equipa das “quinas”, que terça-feira marcou os três golos do triunfo de Portugal sobre a Suécia (3-2), acabou por ser o seleccionador nacional, Paulo Bento, o mais procurado pelos adeptos.
Ao som de algumas músicas populares, que foram tocadas por uma pequena banda que também marcou presença no Aeroporto de Lisboa, o técnico fez questão de cumprimentar os adeptos e durante largos minutos distribuiu autógrafos e tirou fotografias.
Também João Moutinho, Varela, Beto e Eduardo fizeram a vontade aos adeptos, acabando o guarda-redes do Sporting de Braga por desvendar um pouco o ambiente vivido no avião, na viagem de regresso de Estocolmo.
“Não diria que houve festa, houve sim um ambiente de dever cumprido, com os jogadores a terem consciência da importância deste objectivo que foi alcançado”, afirmou Eduardo aos jornalistas.
Destaque ainda para a presença do secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, que viajou com a comitiva portuguesa desde a capital sueca.
Na terça-feira, Cristiano Ronaldo colocou a selecção portuguesa no Mundial2014, ao marcar os três golos da vitória na Suécia (3-2), em encontro da segunda mão do “play-off” europeu de apuramento.
O “capitão” luso inaugurou o marcador, aos 50 minutos, e facturou ainda aos 77 e 79, os dois últimos depois de um “bis” de Zlatan Ibrahimovic, aos 68 e 72, dar a volta ao resultado e colocar os escandinavos a um tento do apuramento.
A selecção lusa está, assim, pela sexta vez na sua história, e quarta consecutiva, na fase final do Mundial, cuja edição de 2014 se realiza no Brasil, de 12 de Junho a 13 de Julho.
|