A Associação de Produtores de Ovos Moles de Aveiro promove, no final desta semana, no Museu de Aveiro, a 2.ª Mostra de Doçaria Conventual de Aveiro, Ovos Moles e Produtos da Ria. Promover e divulgar os Ovos Moles de Aveiro, a doçaria conventual e os produtos da Ria de Aveiro, é o principal objetivo desta ação que entra na 2.ª edição.
Junta dezenas de produtores durante um fim de semana que integrará no programa o showcooking com o Chef Ricardo Costa (aveirense, Chef Executivo no “The Yeatman Hotel” com duas estrelas Michelin) que apresentará a “Ementa Ria de Aveiro”, confecionada com os produtos da Região.
Durante os três dias da mostra estará patente a exposição “ovos molles: 500 anos de história”. A mostra reúne documentos relativos aos 500 anos de história dos Ovos Moles de Aveiro e sua interligação ao Museu de Aveiro, bem como peças antigas relacionadas com o fabrico dos Ovos Moles de Aveiro e hóstias, tendo sido alguma documentação e imagens cedidas pelos produtores.
Destaque, ainda, para o lançamento, na sexta-feira, do livro “Ovos molles: 500 anos” com testemunhos dos produtores e compilação de documentos históricos recolhidos nos últimos anos pela APOMA e pela Câmara Municipal.
Os Ovos Moles de Aveiro são o primeiro doce de origem conventual a ser qualificado no espaço comunitário e o primeiro em Portugal. |