A abertura formal dos 16 Cursos de Especialização Tecnológica que, uma vez mais, vão ser lecionados em várias localidades da região de Aveiro está marcada para esta segunda-feira, 18 de novembro, a partir das 18h00, no auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro. O programa da cerimónia inclui a entrega de diplomas aos estudantes que concluíram a sua formação, bem como a atribuição de prémios aos melhores alunos.
Os vários cursos pós-secundários, ministrados por três das quatro escolas politécnicas UA diplomaram, no último ano letivo 164 estudantes. Alguns deles marcarão presença na cerimónia que assinala o arranque oficial das atividades dos CET.
Para além dos diplomas vão ser entregues também prémios de desempenho aos melhores alunos dos CET da Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias da Produção Aveiro Norte (ESAN) e do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA). Os seis melhores serão distinguidos por quatro autarquias e empresas com as quais a UA estabeleceu parcerias.
Recorde-se que os CET surgiram na UA no ano letivo 2002/2003, na ESAN, e estenderam-se, para além das escolas politécnicas que os promovem, praticamente a todos os concelhos do distrito de Aveiro, resultado de parcerias com entidades locais.
São compostos por 80 unidades ECTS, englobam 860 horas de formação geral, científica e tecnológica e 540 horas de formação em contexto de trabalho (estágio), nomeadamente em empresas e entidades da região de Aveiro, com as quais a UA estabeleceu acordos de parceria. Desde o seu arranque, os CET foram já frequentados por mais de 2 mil alunos, sendo a UA responsável pela formação de 10% do total nacional neste nível de ensino.
Dos 16 CET que vão arrancar neste ano letivo, sete estão sob a responsabilidade da ESTGA, sete vão ser lecionados pela ESAN e o ISCA-UA oferece dois. |