Corporações da Mealhada e Pampilhosa vão recolher equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida, para os “transformar” em dinheiro para os bombeiros. A iniciativa resulta de uma parceria com a Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos (Amb3E) e apoio da Câmara Municipal.
De acordo com o protocolo, celebrado esta semana pela Associação Humanitária dos Bombeiros da Pampilhosa (e já anteriormente consumado com os Bombeiros da Mealhada) com a Amb3E, por cada tonelada recolhida, os bombeiros recebem 75 euros.
A autarquia também vai dar uma ajuda. O vereador do Ambiente, José Calhoa, garante todo o apoio às duas corporações de bombeiros, adiantando que esta informação vai passar a constar nas facturas da água, para que todos os munícipes tenham conhecimento de que essa recolha está a ser feita pelas duas corporações de bombeiros do concelho.
A partir de agora, quem quiser deitar fora qualquer equipamento eléctrico ou electrónico que já não tenha utilização pode fazê-lo na sede da AHBV da Pampilhosa ou mesmo pedir para que esse equipamento seja recolhido em sua casa pelos Bombeiros ou pela Câmara Municipal. Uma realidade que, até então, só acontecia com a AHBV da Mealhada. Ao fazê-lo, o munícipe não está só a ver-se livre dos resíduos e a garantir a sua reciclagem, preservando o meio ambiente, está também a ajudar as corporações de Bombeiros do concelho.
|