Paulo Cavaleiro quer ver o Núcleo de Design do Calçado inserido na estratégia do Governo para a Cultura. O parlamentar social democrata, eleito por Aveiro, falava no debate na especialidade do Orçamento de Estado para 2014, na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública.
Perante o secretário de Estado da Cultura, Paulo Cavaleiro defendeu que o “design” deve ser “uma aposta prioritária na valorização internacional” dos produtos portugueses em 2014. “Sou de uma região, concretamente S. João da Madeira, onde o ‘design’ é particularmente valorizado”.
O parlamentar acrescenta que “boa parte do sucesso do calçado português depende da aposta nesta visão de inovação”. Paulo Cavaleiro aventou a possibilidade de inserir neste projeto de promoção do “design”, o Núcleo de Design do Calçado, a ser desenvolvido em S. João da Madeira e que ficará concluído em 2014.
A esse propósito, disse tratar-se de uma iniciativa que “aparece de uma forma inovadora no panorama museológico nacional, ao tratar de modo paralelo e simultaneamente convergente a memória da indústria do calçado e a realidade do setor na atualidade, apontando caminhos de vanguarda tecnológica e criativa”.
O Núcleo de Design do Calçado ficará no edifício da Torre da Oliva, numa zona de concentração de serviços criativos e culturais da cidade, nomeadamente o Museu da Chapelaria, o Welcome Center do Turismo Indistrial e a Oliva Creative Factory, recentemente inaugurada. |