Águeda recebeu no fim-de-semana a visita de uma comitiva de Sint-Gillis-Waas, Bélgica, tendo sido recebida formalmente no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda pelo Presidente da Câmara Gil Nadais e representantes de coletividades do Concelho. Foi a retribuição de uma visita à Bélgica em 2012 onde o autarca teve oportunidade de ficar a conhecer a realidade local e de restabelecer os laços da geminação.
Para além dos votos de reforço da ligação entre as duas comunidades, o autarca lançou o desafio de que Sint-Gillis-Waas venha a marcar presença no torneio internacional futebol de formação Pateira Cup, para que “as gerações mais novas convivam e confraternizem num evento que ultrapassa a dimensão local e nacional”.
A Câmara Municipal de Sint-Gillis-Waas fez-se representar pelo “Eerste Schepen” (Primeiro Vereador) Chris Lippens, que na cerimónia oficial reforçou “a vontade de estreitar os laços com Águeda, entre os povos das nossas duas cidades, porque sei que há muito que podemos fazer juntos”.
Não deixou de aludir à tragédia que gravou o nome de Águeda na memória coletiva de Sint-Gillis-Waas, “mas que deve passar a um novo nível, o que já acontece através dos contatos entre alunos de uma escola da nossa cidade e do Instituto Duarte Lemos”, referindo-se ao projeto de troca de correspondência em Francês desenvolvido pela Professora Sandrine Herculano, que entregou a Chris Lippens diversos exemplares do jornal “O Fidalgo” destinados à turma belga com que os seus alunos se correspondem.
A receção foi ainda marcada pelas intervenções de António Coutinho, da Associação dos Naturais e Amigos de Águeda (ANATA), de João Carlos Breda, da Confraria Eno-gastronómica Sabores do Botaréu, de Miguel Coelho,da Associação Empresarial de Águeda, e de Jorge Gonçalves, do Grupo Folclórico da Região do Vouga. Cristina Cruz representou a Assembleia Municipal de Águeda. |