As Jornadas de História Local e Património Documental estão marcadas para dia 15 de Novembro. A iniciativa junta Câmara de Aveiro e Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro num encontro que teve a primeira edição em 2007 e que anualmente reúne especialistas em temas associados à Região. Preservação documental, gastronomia e ambiente são áreas de referência.
A edição deste ano é dedicada ao sal. Do programa constam uma visita à marinha da Troncalhada (de gestão municipal) e comunicações de especialistas.
“Identidade do sal: sal de Aveiro, sal Atlântico ou, simplesmente, sal marinho?” por Manuel Coimbra (docente da Universidade de Aveiro); “Os elementos climáticos como fatores de produção do sal”, de autoria de Énio Semedo; “Território(s) do sal: Ecomuseu marinha da Troncalhada: da preservação da memória ao desenvolvimento local”, de autoria de Gabriela Marques (CMA- Museu da Cidade); “A mudança do paradigma social no desenvolvimento económico das marinhas do salgado de Aveiro” , de autoria de Hugo Magalhães (CMA); “As marinhas de sal e os modelos de exploração no contexto de um condomínio da água salgada (Ria de Aveiro sécs. XVII-XIX), de autoria de Inês Amorim (docente da Universidade do Porto); “Sal com história… e o futuro por contar”, de autoria de Filomena Cardoso Martins e Margarida Ferreira da Silva (docentes da Universidade de Aveiro); “Potencial aplicação da tecnologia de alta pressão ao processamento de bacalhau”, de autoria de Jorge Saraiva (docente da Universidade de Aveiro) e “Salgado de Aveiro: que futuro?” de autoria de Manuel Estrela Esteves são as comunicações programadas e que serão apresentadas na Biblioteca Municipal de Aveiro. |