A apresentação pública do livro e do vídeo que registam as recriações da pesca do Chinchorro, com lanços para a borda, e da Xávega, com juntas de bois marinhões, levadas a cabo em junho e setembro deste ano pelos Ranchos Folclóricos “Os Camponeses da Beira-Ria”, as “Andorinhas de S. Silvestre”, Confraria Gastronómica “O Moliceiro”, “Associação Desportiva e Recreativa das Quintas” e o Núcleo da “Fraternidade de Nuno Álvares”, com a participação da comunidade piscatória da Torreira, assinalou o arranque das comemorações dos 87 anos da criação do concelho da Murtosa.
Joaquim Baptista, presidente da Câmara da Murtosa, realça “a importância destes eventos na exaltação da cultura, da história e da identidade da terra marinhoa, como factor diferenciador e catalizador de atratividade do nosso Território.”
Lembrou “os largos milhares de pessoas que, no final de setembro, já fora da época balnear, rumaram à Torreira para assistir à recriação da Xávega com bois, com um impacto muito positivo na economia local”. |