Alunos da Escola Secundária José Estêvão em Aveiro, afetos à Lista I promovem uma concentração à porta da escola num dia em que vão pintar uma faixa e esclarecer os propósitos da mobilização para uma ação agendada para dia 30 de Outubro. O despedimento de professores, aumento de alunos por turma, falta de funcionários nas escolas, aumento dos passes e as dificuldades para pagar a alimentação são condimentos para esta ação.
Protesto pela forma como o Governo está a tratar das questões da educação. “Ao mesmo tempo que nos dizem que não há dinheiro para as escolas, entregam milhões de euros aos bancos e financiam diretamente o ensino privado com a dita medida do cheque-ensino. O governo quer fazer da educação um negócio lucrativo, desresponsabilizando-se do ensino público”, acusam os jovens.
As dificuldades económicas estão ma mira dos alunos que acusam o Governo de “elitizar o ensino” tornando o seu acesso garantido “apenas a quem tem condições financeiras” num quadro em que “as famílias têm cada vez menos dinheiro e aumentam os custos dos materiais e os preços dos manuais rondam os 300 euros, fazendo com que muitos estudantes tenham começado o ano letivo sem os materiais necessários”.
“No OE para 2014 o governo quer fazer ainda mais cortes nas escolas e consequentemente degradar o Ensino Público”, acusam os alunos que preparam um protesto. |