Desde que foi renovado e ampliado, em 2001, o Museu Marítimo de Ílhavo passou a comemorar dois aniversários. À data de 8 de Agosto, em que se assinala a abertura oficial da unidade museológica ilhavense, a Câmara Municipal passou a juntar o dia 19 de Outubro, evocando a sua reabertura, completamente reformulado. Este ano, não é excepção e o programa comemorativo até contará com a inauguração de duas exposições.
Acima de tudo, este será mais um dia aberto “que permitirá uma participação cativa do público nos ateliers de serviço educativo e convida a ‘mergulhar’ na vida do Aquário dos Bacalhaus”, destacou a autarquia ilhavense, em comunicado. A sessão comemorativa está agendada para as 17.30 horas e tem como principal evento o lançamento de um e-book, edição digital das principais obras de Octávio Lixa Filgueiras, intitulada “Barcos de Portugal”.
A cerimónia será presidida por Ribau Esteves, que está prestes a deixar a liderança da Câmara Municipal de Ílhavo para assumir a presidência da autarquia aveirense. Segundo referiu, mesmo, a autarquia ilhavense este será “o último acto público formal” de Ribau Esteves no município.
O programa completa-se com a apresentação de duas exposições: uma exposição residente, composta por 36 fotografias do espólio doado pelo Capitão Valdemar Aveiro, uma preciosa viagem nos navios “Coimbra e Vasco d’Orey”; e a exposição itinerante, produzida pelo CIEMar-Ílhavo e destinada a instituições portuguesas e de países de língua portuguesa, intitulada “O Bacalhau na Cultura Portuguesa”.
|