O Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Nazaré debate a “interdição e inabilitação de maiores”. Uma ação que procura “sensibilizar, informar e capacitar” a comunidade em geral para uma “correta e legal” atuação no sentido de poder intervir junto dos familiares, amigos ou utentes “com o rigor necessário e promovendo ao máximo a autonomia de cada um”.
Uma conversa que analisa questões que marcam o dia a dia de muitas famílias uma vez que ser familiar da pessoa com incapacidade não dá qualquer legitimidade acrescida para tomar decisões e ser prestador de cuidados também não.
Estima-se que existam em Portugal mais de 60 mil cidadãos que se encontram em situação de incapacidade para gerir a sua pessoa e bens de forma consciente e mais de 80% não possuem representante legal que possa, legitimamente, assumir a gestão da sua vida e do seu património. Um cenário que tem levantado questões ao nível da violação dos direitos de cidadania.
O debate acontece esta sexta-feira, às 16h, no Fórum Municipal da Maior Idade, na Gafanha da Nazaré. Participa Paula Guimarães, diretora-adjunta do gabinete de responsabilidade social do Montepio. |