O porto de Aveiro confirma um crescimento na casa dos 20% nos primeiros 9 meses do ano. Dados já confirmados e que apontam para a movimentação acumulada de 2.954.491.00 toneladas, mais 498.535,20 toneladas face ao mesmo período de 2012.
Estes dados sobre os três trimestres representam também um novo recorde para o porto de Aveiro, ultrapassando o anterior máximo que tinha ido fixado nas 2.907.311,30 toneladas em Setembro de 2010.
José Luís Cacho, administrador dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz e presidente da Associação de Portos de Portugal, confirma em entrevista ao DN que a visibilidade do sistema portuário nacional tem vindo a aumentar.
"É de salientar o desempenho que os portos tiveram nos últimos dez anos. Se há alguma coisa que é boa no Estado, uma delas será seguramente os portos, empresas sólidas, sem problemas de endividamento, que têm vindo a crescer muito acima do crescimento da economia."
José Luís Cacho considera que o transporte marítimo vai continuar a ter papel decisivo no futuro da economia.
"Se não houvesse transporte marítimo, se calhar não havia globalização. O País tem um posicionamento estratégico que nos faz pensar no potencial económico que pode gerar com o desenvolvimento do transporte marítimo e dos portos". |