O Conservatório de Música da Jobra recebeu uma formação sobre harmonização e acompanhamento orientada por António Mota, professor de Órgão no Conservatório de Música da Jobra. O Auditório do Centro Cultural da Branca foi o local escolhido para Ação de Formação intitulada “Harmonização e Acompanhamento I”.
O evento, que decorreu no passado sábado, dia 5 de outubro, reuniu organistas, professores de Formação Musical, diretores de Coro e praticantes de instrumentos de tecla, numa parceria entre o Conservatório de Música da Jobra (CMJ) e a Escola Diocesana de Música Sacra de Aveiro (EDMUSA).
“Os formandos eram alunos do Ensino Vocacional da Música e organistas de paróquias das dioceses de Aveiro e Porto”, sublinha Domingos Peixoto da Direção da EDMUSA. Acrescentando ainda que a “colaboração prestada pela professora Celina Martins ao formador responsável, Doutor António Mota, (docente do CMJ), permitiu o acompanhamento simultâneo de dois grupos de nível diferente”.
No final da Ação de Formação, decorreu um concerto com o Órgão de tubos virtual do CMJ, um instrumento único, protagonizado por dois jovens organistas que apresentaram um repertório de música francesa, antiga e moderna. |