Foi um dos temas de campanha em vários municípios da região a propósito da captação e execução de fundos comunitários. Agora chegam os dados de Julho sobre projetos suportados por fundos comunitários.
Aveiro está na cauda. É o município com menor taxa de execução de fundos comunitários contratualizados no âmbito do Programa Operacional “Mais centro”, que gere a aplicação de comparticipações europeias do QREN.
Indicador obtido no ponto de situação da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro à data de 31 de Julho passado.
Aveiro, com 12, 6 milhões de euros de FEDER aprovado, conseguiu validar mais de metade, cerca de sete milhões, alcançando uma taxa de execução de 55,5%.
Segue-se Vagos que tendo conseguido a aprovação de quase 10 milhões de euros, validou 4,5 milhões, com uma taxa de execução muito próxima, de 56,1%.
Oliveira do Bairro, que angariou o maior bolo dos municípios da CIRA, com 25 milhões. No entanto, destes validou 15,5 milhões, executando 61,5% dos projetos.
Sever do Vouga aparece como campeão do aproveitamento de fundos comunitários do FEDER, por força do projeto Vouga Park, com uma verba aprovada de 8,4 milhões de euros e execução financeira de 98,3%.
Ílhavo tem 18,5 milhões de euros de fundos, 16, 4 dos quais validados e uma execução a 88,9%, surgindo em terceiro, a seguir a Águeda.
No total, os 11 municípios da CIRA, têm à disposição quase 150 milhões de euros, 114 milhões dos quais validados. A execução em Julho estava na casa dos 76,7%. |