quarta-feira, 27 de Novembro de 2024  21:22
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Esparguete de Lulas

Esparguete de Lulas

Cortar as lulas em tiras finas cozer o esparguete al dente, escorre-lo e mantê-lo quente aquecer 2 colheres de sopa de ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
07-10-2013

Murtosa: Museu Etnográfico acolhe exposição de rendas e ponto cruz.


O Museu Etnográfico da Murtosa acolhe até final do mês a exposição de trabalhos da artesã Rosa Pereira. Há peças em rendas e ...

O Museu Etnográfico da Murtosa acolhe até final do mês a exposição de trabalhos da artesã Rosa Pereira. Há peças em rendas e ponto cruz. Rosa da Conceição Pereira nasceu no dia 6 de Dezembro de 1937, em Vila Franca de Xira, cidade para onde os seus familiares se tinham deslocado, para a faina da pesca.

Aos 8 anos de idade viajou para a Murtosa, onde concluiu a instrução primária. Depois de sair da escola trabalhou na agricultura e na monda do arroz, tendo também aprendido a costurar, bordar e fazer renda.

Casou com 22 anos, tendo emigrado em 1964, já com um filho, para a Venezuela, onde nasceram mais três. Em 1972 emigrou da Venezuela para os Estados Unidos da América, onde trabalhou em fábricas de plásticos e, por fim, na costura, numa casa para noivas.

Nunca perdeu o gosto pela feitura de rendas e bordados, especialmente o ponto cruz, atividade a que se dedica, atualmente, nos seus tempos livres.

O Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Batista, explica que a exposição de trabalhos de Rosa Pereira marca o início de um novo ciclo de exposições de artesãos no Museu Etnográfico, depois do período de Verão, dando continuidade ao propósito da autarquia de dar a conhecer o talentos, muitas vezes escondidos, dos artesãos Murtoseiros.

Com a implementação deste projeto, designado “ciclo de exposições temáticas 2013”, a Câmara Municipal tem como objetivo imprimir novas dinâmicas ao Museu Etnográfico da Murtosa, oferecendo ao visitante outras perspetivas sobre o património Murtoseiro, para além da exposição permanente, que reúne peças associadas aos usos e costumes das gentes marinhoas, dando relevância àquelas que têm sido, desde tempos ancestrais, em atividades económicas como a agricultura e a pesca.

O Museu Etnográfico da Murtosa está instalado no edifício da Junta da Freguesia da Murtosa, conhecido por "Casa dos Escuteiros", na Praceta Dr. Araújo e Castro, na Freguesia da Murtosa, e está aberto ao público de terça a sábado, das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h. As entradas são gratuitas.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®