O senhor Aurélio Garrido tem 65 anos. Vivia há 40 anos no Bairro da Severa, sem água, luz ou gás, uma situação que só há alguns meses chegou ao conhecimento da Câmara Municipal de Águeda, através da associação “Os Pioneiros”, em Mourisca do Vouga. A associação, com o apoio da autarquia e alguns privados, acaba de realojar o senhor Aurélio, e outras duas famílias necessitadas, em casas com as condições de habitabilidade e conforto necessárias. Habitações que foram entregues esta semana e que mudaram a vida destes agregados familiares.
As rendas são controladas, correspondendo a cerca de 35 por cento do rendimento do agregado familiar. Mesmo assim, e consciente da necessidades por que passam estas pessoas, a associação “Os Pioneiros” irá suportar a renda “quando for necessário”, diz Carlos Arede, presidente da associação. As despesas mensais são suportadas pelos novos inquilinos, mas apenas nos consumos efectivos, já que a associação suporta as despesas de aluguer de contador e outras deste tipo.
O senhor Aurélio mudou-se esta semana, com os seus poucos pertences, dos quais faz parte uma pequena biblioteca, já arrumada em cima do guarda-fatos. Em cima da mesa tem “O Evangelho segundo Jesus Cristo”, de José Saramago, que está a reler, porque o bichinho da leitura não o larga.”É um vício”, diz o homem que já leu os autores clássicos, como Vitor Hugo.
Nunca se queixou, é dono de um brio incrível e nem queria mudar-se, com medo de não conseguir honrar o compromisso da renda mensal.
|