O Governo aprovou ontem, em Conselho de Ministros, a nomeação de António Ferreira Gomes para presidente da Autoridade da Concorrência (AdC) e de Nuno Rocha de Carvalho para vogal do Conselho deste organismo. António Ferreira Gomes, professor auxiliar na Universidade de Aveiro, vai substituir Manuel Sebastião, num regresso “confortável”, uma vez que conhece bem o organismo que agora vai liderar, onde esteve à frente do departamento do controlo de concentrações.
Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra, António Ferreira Gomes é especialista sénior em Concorrência, na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), desde Fevereiro, altura em que saiu da AdC. O economista é também professor auxiliar na Universidade de Aveiro, desde Maio de 2005, data em que entrou na entidade, que tem por missão garantir a aplicação da política de concorrência em Portugal como economista sénior.
No final do Conselho de Ministros, o ministro da Presidência, Luís Marques Guedes, adiantou que a nova administração da AdC só assumirá funções em meados de Setembro.
|