Os números não deixam de ser impressionantes, próprios de um mega-acontecimento: no ano passado, o Festival do Bacalhau recebeu 200 mil visitantes, cálculos da Câmara de Ílhavo, a organizadora a par com a Confraria Gastronómica do Bacalhau. Na edição deste ano, que arranca amanhã e se prolonga até domingo, o objectivo é superar a afluência de público de 2012.
O cartaz de animação do evento, com convidados capazes de satisfazer vários gostos, do romântico popular Tony Carreira à fadista Ana Moura, pode jogar a favor desse ambicioso objectivo. “É um cartaz muito atractivo que nos faz acreditar que a barreira dos 200 mil visitantes pode ser ultrapassada”, avançou o presidente da autarquia ilhavense, Ribau Esteves, ao Diário de Aveiro.
O certame faz-se de outros números esdrúxulos: durante os cinco dias serão consumidas 14 toneladas de bacalhau, o rei da festa, a exemplo da edição anterior; o orçamento, suportado pelo município (embora cada associação participante contribua com mil euros), ascende aos 200 mil euros, dos quais 95 mil dirigidos para o programa de animação – o espectáculo de Tony Carreira, um dos cabeças-de-cartaz, custa 27 mil euros, abaixo do “cachet” de 70 mil euros por estar integrado no contrato do artista com o Continente; o hipermercado, por sua vez, apoiará instituições de Ílhavo em géneros.
|