O Prémio Fomento de las Artes y del Diseño (FAD) de Arquitectura foi atribuído ex-áqueo, em Barcelona, ao projecto de uma escola em Sever do Vouga, de Pedro Domingos, e ao Espaço Dolmen Megalítico de Seró, em Espanha. Nuno Sampaio, um dos membros do júri da 55.ª edição deste prémio ibérico de arquitectura, revelou à agência Lusa que os prémios, em cinco categorias, foram anunciados numa cerimónia em Barcelona.
Ao prémio concorriam, nesta fase, 27 finalistas, seis deles portugueses, escolhidos num total de 401 candidatos de Portugal e Espanha. O FAD constitui uma associação privada sem fins lucrativos criada em Barcelona com o objectivo de promover o desenho e a arquitectura na vida cultural e económica do país, articulando-se com várias associações profissionais relacionadas com estas disciplinas.
O júri decidiu atribuir o prémio principal - o prémio de Arquitectura -, ex-áqueo, à Escola Básica e Secundária de Sever do Vouga, desenhada pelo arquitecto português Pedro Domingos, e ao Espaço Transmissor do Túmulo/Dolmen Megalítico de Seró, em Lleida, do arquitecto espanhol Toni Gironés Saderra.
|