A vila de Arouca volta a viver a sua “Recriação Histórica”, que decorrerá de hoje a domingo, com os enredos a centrarem-se no seu Mosteiro.
De regresso ao passado, os visitantes poderão apreciar os festejos em honra de S. Bernardo, o patrono da Ordem de Cister, e viver cenas históricas, como “A Visita de Alexandre Herculano”, na qualidade de comissário da Real Academia de Ciências de Lisboa, “O Incêndio” no Mosteiro, a “Visita do Bispo de Lamego” ou um “Episódio da Guerra Civil”, que, nas primeiras décadas do século XIX, dilacerou o país.
Destaque, ainda, para a “Roda dos Enjeitados”, onde eram colocados os bebés indesejados, e para o “Jantar das Monjas”, frugal, como convém à vida monacal, e marcado pelo “equilíbrio entre o terreno e o divino”.
As associações do concelho “fornecerão” as centenas de figurantes que vão dar vida e encanto aos vários quadros históricos.
No Terreiro de Santa Mafalda, artesãos e trabalhadores das várias artes e ofícios permitirão descortinar o dia-a-dia novecentista.
|