A Câmara de Aveiro abriu ontem caminho aos novos “Percursos de Natureza”, pedonal e para bicicletas, que no final do projecto concretizado no município fechará uma rede municipal que começou em Eixo, com dois percursos: o do “Forno Romano”, com 4,4 quilómetros, e o do “Parque da Balsa”, com 5,4 quilómetros.
A seguir a Eixo, a Câmara avança para Esgueira, até ao final do mês, e depois será a vez da ligação da freguesia de Cacia à rede.
A autarquia abriu, assim, ontem, o primeiro da Rede Municipal de Percursos de Natureza que será assente em “percursos já existentes quer sejam agrícolas, florestais, rurais e ao longo da Ria”. No total, serão 240 quilómetros, dos quais cerca de metade em asfalto (123 quilómetros) - coincidentes com a rede vária - 110 quilómetros em terra batida e os restantes serão novos percursos a criar, ainda a ser estudados.
A Câmara planeou uma “rede contínua e segura” que estabeleça ligação entre as 14 freguesias, com o apoio do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.
|