Numa iniciativa conjunta da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e Turismo do Centro de Portugal, e inserida numa iniciativa mais alargada – o “Ria de Aveiro weekend” –, ontem à tarde, os barcos moliceiros voltaram a competir entre si, nas águas da laguna aveirense. Foi o regresso da tradicional regata de moliceiros, entre a Torreira e Aveiro, que, no ano passado, acabou por não se concretizar. Participaram na prova 13 embarcações.
Tal como manda a tradição, a regata voltou a ser bastante disputada por cada uma das tripulações dos moliceiros em prova. Este ano, a prova foi dividida em duas classes: a de barcos com mais de 10 metros (considerados os verdadeiros moliceiros) e a de barcos com menos de 10 metros (consideradas réplicas).
O grande vencedor da primeira classe foi o moliceiro “São Salvador”, pertencente à Junta de Freguesia de São Salvador, em Ílhavo, que ficou em primeiro lugar. “Dos Netos”, da Murtosa, foi o segundo classificado, seguindo do moliceiro “Zé Rito”, também da Murtosa, que ficou em terceiro lugar. Na classe com menos de 10 metros, destaque para as embarcações “Pequenito”, “Sara Cristina” e “Tonecas”, primeiro, segundo e terceiro classificados, respectivamente.
Hoje, os moliceiros voltam a navegar nas águas da ria, mas apenas em exibição. O desfile irá decorrer entre o Jardim Oudinot, em Ílhavo, e o Cais dos Pescadores, na Costa Nova.
|