“Conversas ao serão” foi o tema escolhido pela direcção do Illiabum Clube para juntar sete dos nove atletas que, em 1963, conquistaram para o clube de Ílhavo o primeiro título de campeão nacional de basquetebol. A então equipa orientada pelo mítico treinador José Ançã foi também responsável pela conquista do primeiro troféu nacional por uma colectividade do distrito de Aveiro.
Um feito histórico, marcante e memorável que Fernando morgado, José António Martins, António Machado, Carlos Gouveia, Francisco Menezes, Tito Cerqueira, Mário Bizarro e José Manuel Cachim recordaram, com os seus testemunhos, a uma plateia que se juntou no anfiteatro do Museu Marítimo de Ílhavo. Ao longo de perto de três horas, o desfilar de memórias foi uma constante, acompanhado da projecção de testemunhos gravados no Pavilhão Municipal Capitão Adriano Nordeste.
Soube-se, por exemplo, que a equipa do Illiabum foi para a Figueira-da-Foz, local onde se realizou a fase final nacional, transportada em carros particulares, ao passo que os adversários, como FC Porto e Sporting, chegavam em autocarros de luxo. Mas a vontade, a determinação e, porque não dizê-lo, o talento dos “nove rapazinhos” ilhavenses sobressaíram nas contas finais e o título nacional veio para Ílhavo.
“A recepção da equipa foi feita num camião dos bombeiros de Ílhavo, que a foi buscar às portas da vila. Nunca se tinha visto nada assim. Foi um momento único que jamais se esqueceu”, recordou António Bizarro, dirigente na altura.
|