A equipa Sub/20 da Ovarense não foi particularmente feliz na Fase Final Nacional, que decorreu em Lisboa, nas infra-estruturas do Benfica, e que consagrou o Dragon Force como o novo campeão nacional, ao derrotar os encarnados (que detinham o troféu) na final, com um cesto a três segundos do fim.
Com a excepção de um jogo, entre o Benfica e o Algés, todas as restantes partidas primaram pelo equilíbrio e foram decididas nas suas pontas finais, minutos esses com os quais a Ovarense não se deu particularmente bem. No primeiro jogo perdeu com o Benfica, por dois pontos, depois de ter liderado grande parte do último período e de até ter tido posse de bola para empatar no derradeiro segundo.
Na partida seguinte, frente ao Dragon Force, a Ovarense “caiu” apenas no prolongamento, onde esteve limitada pelas cinco faltas de alguns dos seus atletas. No último dia de competição, na partida que iria definir o terceiro classificado, o conjunto vareiro perdeu frente ao Algés, isto apesar de ter entrado para o último período na frente do marcador. Dessa forma, acabou por se quedar pela quarta posição.
A competição, que não correu como a equipa treinada por Nuno Manarte certamente desejaria, serviu, contudo, para confirmar, ao mais alto nível, a qualidade do extremo/poste Emanuel Sá. Com praticamente presentes todos os melhores jogadores do escalão, o jogador da Ovarense acabou por ser eleito o “MVP” e por integrar o “Cinco Ideal” da prova.
|