Nelson Peralta acredita que o BE está “na iminência” de eleger um vereador na Câmara de Aveiro. Olhando para os resultados de uma sondagem publicada no fim-de-semana, o candidato mostrou-se optimista em chegar pela primeira vez à vereação. A eleição de um representante bloquista poderá ser a “única forma” de evitar a maioria absoluta da coligação PSD/CDS e forçar a “mudança de políticas”, disse.
Entretanto, o BE apresentou ontem em Aveiro um projeto-de-lei para “impedir os despedimentos nas empresas municipais” e garantir a “protecção do serviço público”. “Em Aveiro já ocorreram despedimentos na MoveAveiro e, na mesma empresa e noutras, o executivo PSD/CDS prepara mais despedimentos. O serviço público está ameaçado”, avalia Peralta.
“Ao longo dos anos, as empresas municipais foram a prateleira dourada para os partidos no poder e serviram a sua rede clientelar. Agora, depois de usufruírem dessas vantagens douradas, abrem o ataque ao serviço público e aos trabalhadores”, acrescentou no final de uma reunião com o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local.
“O BE sempre se opôs às empresas municipais enquanto ante-câmara da privatização e defende a sua remunicipalização”, adiantou Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do partido, eleito pelo distrito.
|