domingo, 24 de Novembro de 2024  03:48
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ensopado de Cação

Ensopado de Cação

Pique a cebola e os alhos e leve ao lume a refogar em azeite, juntamente com a folha de louro. Acrescente depois o ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
22-05-2013

Região: SIMRia vende energia produzida em ETAR de Aveiro e Ílhavo



Terminaram recentemente as obras de interligação à rede pública de electricidade das centrais de produção de energia eléctrica das ETAR Norte e Sul, localizadas respetivamente em Cacia, Aveiro, e Gafanha da Encarnação, Ílhavo.
A SIMRia passa assim a exportar e vender toda a energia gerada a partir do biogás produzido nestas duas estações de tratamento de águas residuais pertencentes ao Sistema Multimunicipal de Saneamento da Ria de Aveiro.
Correspondendo a um investimento de 243 mil euros, as obras visaram adequar os sistemas electroprodutores já existentes nas ETAR ao regime de produção independente de miniprodução, regulado por uma lei de 2011. Este regime viabiliza a produção descentralizada de electricidade a partir de recursos renováveis até uma potência de 250 quilowatt (kW).
Os centros electroprodutores das ETAR Norte e Sul passam a gerar uma potência de 250 e e 238 kW, a injectar directamente na rede.
Com esta obra, a SIMRia reforça a valorização dos recursos endógenos gerados nas suas três grandes estações de tratamento de águas residuais - estas duas novas instalações de produção de Cacia e da Gafanha da Encarnação vão juntar-se à ETAR de Espinho, na Praia de Paramos, que já se encontra a exportar e vender electricidade para a rede desde Janeiro de 2012. A ETAR de Espinho pode injectar na rede até 884 kW.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®