Diário de Aveiro: Qual a importância do Automobilia de Aveiro no panorama nacional e internacional?
Miguel Serrano: A Automobilia é o evento precursor em Portugal de feiras ligadas à temática do coleccionismo automóvel e moto, assim como de todos assuntos ligados ao transporte rodoviário. Começou por ser um encontro de amigos que faziam trocas de material entre si, logo no início dos anos 90. Com o crescimento, houve a necessidade de começar a organizar esse encontro como um evento estruturado, o que aconteceu em 1996, ano em que passou a designar-se como Automobilia, uma marca registada do nosso clube. Desde então, a Automobilia tem vindo a registar um crescimento contínuo, sendo largamente a maior e mais importante feira do género na Península Ibérica, o que atesta o nosso cariz e importância internacional. Na realidade, a nossa feira, para além de ser frequentada por centenas de expositores portugueses, desde há muitos anos que tem a presença assídua de algumas dezenas de expositores estrangeiros. Isto faz com que sejamos conhecidos e respeitados em todos os países onde o coleccionismo de automóveis e motos é representativo.
Quantos países estarão representados na exposição?
Na edição deste ano teremos a presença de expositores de Espanha, França, Itália, Reino Unido, Suécia e Bélgica
Quantos expositores estarão presentes na exposição?
Este ano a Automobilia voltou a ultrapassar os 300 expositores, havendo actualmente 330 registados.
Quais as novidades que serão apresentadas na XXI edição do evento?
A Automobilia preza sempre a importância cultural do evento através da divulgação desta temática de coleccionismo e de preservação do património industrial ligado à mobilidade rodoviária. Por essa razão, todos os anos promovemos exposições temáticas de modo a dar a conhecer a todos as técnicas e modas dos transportes ao longo dos tempos.
Este ano, vamos ter uma exposição dedicada aos veículos comerciais de outros tempos, o que é praticamente inédito no nosso país, onde os veículos de trabalho são sempre esquecidos e mal considerados, pelo que teremos belíssimas peças dignas de serem apreciadas.
Estará igualmente patente uma exposição dedicada às Harley Davidson, uma mota mítica e marcante no mundo das duas rodas e que certamente a todos deixará encantados. Ainda no âmbito das motas, teremos a habitual presença da exposição de motorizadas de fabrico nacional, uma iniciativa original da Automobilia e que muito tem contribuído para a preservação e valorização deste património industrial português. Na área das bicicletas, uma temática em franco crescimento, teremos também uma exposição com exemplares muito antigos e raríssimos de se poderem apreciar.
Finalmente, teremos a II edição do Concurso de Elegância Automóvel, onde um precioso conjunto de automóveis irá ser apreciado e valorizado por um júri de especialistas, que avaliará a qualidade e representatividade dos veículos expostos. Este concurso terá lugar no domingo, e de tarde os automóveis participantes farão um circuito de apresentação no recinto da Automobilia.
|