A JSD de Estarreja discorda da mudança da Cirurgia de Ambulatório da Unidade de Estarreja para Águeda.
O serviço foi inaugurado, em Estarreja, há um ano, com o objectivo de proporcionar melhores cuidados cirúrgicos aos doentes do Centro Hospital do Baixo Vouga, possibilitando uma melhor e mais rápida resposta diminuindo assim o tempo da lista de espera. Melhoraria, também, o acesso aos doentes que necessitassem de cirurgias mais diferenciadas a serem realizadas na unidade de Aveiro.
Os jovens social-democratas não compreendem a decisão agora tomada pelo Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), da deslocalização deste serviço, “uma vez que já houve investimento nas infra-estruturas e nos recursos humanos” e questionam se Águeda terá condições prévias sem necessidade de investimento.
A JSD defende que a cirurgia de ambulatório em Estarreja tem “já circuitos definidos conforme o que é preconizado e tem capacidade não apenas para uma sala de cirurgia, como está actualmente a funcionar, mas sim para duas salas em simultâneo”. Para além deste aspecto, lembram que “Estarreja, ao contrário de Águeda, apresenta melhores acessos rodoviários e uma localização mais centralizada ao nível do distrito”.
A última avaliação efectuada pelo Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS) coloca o Hospital Visconde de Salreu com a melhor classificação em Portugal ao nível da Cirurgia de Ambulatório e sendo assim, a direcção da JSD faz questão de questionar “o porquê de terminar com esta valência do nosso concelho”.
|