O coleccionador Jorge Campos Henriques está disposto a ceder à Câmara de Aveiro o seu espólio sobre o conselheiro Joaquim José de Queiroz (avô do escritor Eça de Queiroz), a revolta liberal de 16 de Maio de 1826 e o liberalismo.
Jorge Campos Henriques era dono de uma valiosa colecção sobre Eça de Queiroz, que viveu uma parte da sua infância numa casa de Verdemilho recentemente doada à autarquia. Esse acervo - 38 caixas com cerca de 1.200 livros (com mais de 70 edições de “O Crime do Padre Amaro” ou 160 edições de 22 países de “Os Maias”), bustos, dezenas de medalhas e postais e mais uma “parafernália de objectos” alusivos ao romancista - foi doado à Câmara de Vila do Conde, de onde é natural, apesar de ter sido oferecido ao município aveirense. A demora na aquisição do solar de Verdemilho fez com que o material fosse encaminhado para Vila do Conde.
Jorge Campos Henriques tem, no entanto, uma colecção adicional sobre Joaquim José de Queiroz, a revolta liberal de 1826 e o liberalismo que está disponível para ceder a Aveiro. “Para isso será preciso que as obras de recuperação do solar não se eternizem. Oferecer para ficar encaixotado em qualquer cave a ganhar humidade não é minha intenção”, diz.
|