Tal como em 2005 e em 2009, será em coligação que PSD e CDS vão disputar as eleições autárquicas deste ano em Aveiro. Com uma diferença: à cabeça da candidatura não estará Élio Maia, preterido ao fim de oito anos, mas Ribau Esteves, em trânsito a partir de Ílhavo, onde está impedido de concorrer.
O anúncio de um novo entendimento partiu do próprio Ribau Esteves, por mensagem de correio electrónico enviada ontem a meio da tarde para as redacções. No texto, assinado por Ribau Esteves e pelos líderes concelhios social-democrata e centrista, o autarca apresenta-se já como “candidato a presidente da Câmara de Aveiro pelo PSD/PP”.
Depois de em meados do mês ter sido anunciada a candidatura de Ribau Esteves pelo PSD, ontem ficou a saber-se que será mantida a parceria dos sociais-democratas com o CDS – essa aliança estreada em 2005 e prosseguida quatro anos depois serviu para duas maiorias absolutas após dois mandatos de governação socialista.
Um “memorando de entendimento” subscrito pelos dois partidos sela a nova coligação para as eleições autárquicas de 2013. O acordo foi negociado pelos “responsáveis concelhios, distritais e nacionais” no âmbito do protocolo nacional assinado por PSD e CDS em 2012, explica Ribau Esteves.
A coligação irá concorrer à Câmara, à Assembleia Municipal e às dez juntas de freguesia, num “processo que tem a liderança” de Ribau Esteves.
|