Vinte e quatro anos depois da sua primeira edição, as Competições Nacionais de Ciência continuam a inovar. Este ano, quatro novas provas, várias actividades paralelas e um formato jovem e inovador contribuem para manter a actualidade desta “festa do conhecimento”.
Desde que, há 24 anos, o Projecto Matemática Ensino (PmatE) deu início às Competições Nacionais de Ciência (CNC), nunca mais parou de inovar na forma como comunica ciência. Este ano o evento volta a contar com muitas novidades, mas o objectivo é o mesmo de sempre: levar a ciência ao público jovem, de forma lúdica e divertida.
A primeira novidade introduzida pelo PmatE para as CNC de 2013 - que decorrem na Universidade de Aveiro (UA) entre hoje e quarta-feira - é o espaço. Mantendo o seu espírito jovem e irreverente, o projecto decidiu-se por um “formato ‘underground’”, já que a prova decorrerá no subsolo. O estacionamento subterrâneo da UA foi convertido numa sala de aula gigante, onde milhares de alunos vão colocar à prova os seus conhecimentos nas áreas da matemática, português, química, física, geologia e biologia.
|