A dívida do Município de S. João da Madeira é de 9,7 milhões de euros. “Valor de hoje”, sublinhou Castro Almeida, em encontro com a imprensa realizado ao final da tarde de terça-feira.
O presidente da Câmara fez notar que tinha o objectivo - quase questão de honra - de fazer baixar o passivo dos 10 milhões de euros no final dos três mandatos. Constatou tê-lo conseguido bem antes do encerramento deste ano e do corrente mandato.
Registe-se que a dívida em Dezembro do ano transacto era de 10,3 milhões. O autarca fez notar que, nos seus anos de presidência, o passivo passou de 25,5 milhões para os já mencionados 9,7 milhões de euros.
A conversa com os jornalistas visou apresentar as Contas de 2012, aprovadas nesse dia, em reunião extraordinária, com a abstenção dos dois vereadores socialistas.
Castro Almeida fez ainda notar que, em comparação com 2011, o investimento cresceu 10 por cento. A “despesa de capital” – sinónimo de obra feita – foi de 9,6 milhões, representando 45 por cento do orçamentado, uma vez que a despesa corrente atingiu os 11,7 milhões de euros.
O edil assinalou ainda que, até ao momento, os mandatos em que liderou o Executivo significaram um valor total de investimento “ligeiramente superior a 70 milhões de euros”.
|