A recriação da Última Ceia, um dos momentos mais emblemáticos das comemorações da Semana Santa na Mata Nacional do Buçaco, lotou a igreja do Convento de Santa Cruz, com o público a seguir, atento, o trabalho da Companhia de Teatro NOC, que contou com a colaboração de alguns actores amadores da Mealhada.
O mau tempo que se fez sentir obrigou a que todas as cenas fossem realizadas no interior do Convento, inviabilizando a intenção de recriar alguns episódios no percurso da Via-Sacra existente na Mata. Também por causa das condições climatéricas adversas, foi cancelada a iniciativa do Grupo Etnográfico de Defesa do Património e Ambiente da Região da Pampilhosa, prevista para hoje, no núcleo central da Mata Nacional do Buçaco.
As comemorações da Semana Santa na Mata do Buçaco terminam na segunda-feira. Entretanto, é possível visitar a exposição de pintura e escultura “Artes no Convento”, patente no Convento de Santa Cruz do Bussaco, que reúne obras de Joana Santana, Pedro Olayo, J. Eliseu (filho), Sérgio Eliseu, Mário Fresco, Carlos Seabra, Pedro d´Oliveira, José Gonçalves, Jorge Nogueira, Agostinho Moura, Nuno Batista e Susana Alves. A exposição pode ser visitada entre as 10 e as 13 horas e as 14 às 18 horas. A entrada custa dois euros por pessoa, mas as crianças entre os 6 e os 12 anos pagam metade, ou seja, um euro.
|