Um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) desenvolveu uma aplicação para ajudar os telespectadores a escolher os programas de televisão consoante a companhia e o seu estado de espírito. A aplicação foi desenvolvida no âmbito do projecto de investigação “TV Discovery & Enjoy” promovido pelo grupo Social iTV, do Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação da UA.
Financiado pela PT Inovação, este projecto visa estudar novas abordagens interactivas que permitam aos utilizadores de um serviço de TV paga encontrarem o programa televisivo que, num determinado contexto, mais lhes agradará ver. Em declarações à Lusa, Jorge Ferraz, coordenador do projecto, explicou que a aplicação surgiu na sequência de um inquérito realizado no ano passado, que abrangeu 550 pessoas, sobre os hábitos televisivos e os processos cognitivos que os telespectadores têm no momento da escolha e selecção dos conteúdos televisivos. “Apurámos que os critérios mais importantes, na hora de escolher o conteúdo televisivo, prendem-se não só com o género televisivo, mas também com a companhia, o estado de espírito e o tempo livre para ver televisão”, adiantou o investigador.
|